sábado, 20 de março de 2010

Preparação da Jornada Mundial da Juventude


As dioceses portuguesas deverão ter pronto até Junho o programa de inscrição para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realizará em Madrid entre 16 e 21 de Agosto de 2011.

A decisão foi tomada na reunião de directores dos departamentos diocesanos da Juventude que decorreu nos dias 12 e 13, em Fátima.

A assembleia determinou também que cada diocese deverá contribuir com pelo menos 50 voluntários para a JMJ, disse à Agência ECCLESIA o director do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), Pe. Pablo Lima.

A partir de 24 de Abril será divulgado o “Estatuto do Voluntário”, no seguimento das indicações prestadas por responsáveis da JMJ, que se deslocaram propositadamente a Fátima para dar a conhecer os serviços, modalidades de trabalho e requisitos para a colaboração no evento.

Foi igualmente pedido a cada diocese que prepare um contributo para o “Festival da Juventude”, conjunto de iniciativas integradas no programa da Jornada.

O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil já tem um espaço reservado em Madrid, que servirá também de apoio à comunicação social portuguesa.

Segundo o site oficial da JMJ, a Cruz da Jornada entrará em Portugal no mês de Agosto, depois de passar por Santiago de Compostela, por ocasião da Peregrinação Europeia Jovem.

Durante doze dias, a Cruz percorrerá as 20 dioceses portuguesas, permanecendo no Santuário de Fátima a 14 e 15 de Agosto.

Ainda de acordo com a mesma fonte, o DNPJ estima que estarão em Madrid cerca de 15 mil jovens organizados por departamentos ligados directamente à Conferência Episcopal Portuguesa, número que será acrescentado por “muita gente” que irá “viajar por sua conta ou através dos diferentes movimentos da Igreja”.
Fonte: Agência Ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário