sábado, 3 de outubro de 2009

Porto já prepara encontro ibérico de Taizé


Já começou a preparação do encontro ibérico de Taizé no Porto, a etapa da Peregrinação da Confiança que esta diocese vai acolher entre 13 e 16 de Fevereiro de 2010, inserida na Missão 2010.


Um irmão da comunidade ecuménica do Sul de França esteve em Portugal para apresentar as diferentes etapas da preparação. À reunião compareceram 42 paróquias que se disponibilizaram para acolher jovens durante o encontro. Foi criada uma equipa de preparação local em cada uma das paróquias que vai reunir regularmente até à realização do encontro de Taizé.


A etapa ibérica da Peregrinação de Confiança através da Terra, animada pela Comunidade de Taizé, está a ser organizada em colaboração com os Secretariados de pastoral juvenil e universitária da Diocese do Porto. O gimno desportivo no estádio do Dragão, o Dragão Caixa, é apontado como o local escolhido para a oração.


A organização adianta que a zona de acolhimento abrangida pelo encontro foi definida em função da acessibilidade ao estádio em transportes públicos, que deverá ser realizável em menos de 30 a 40 minutos.


A organização pede a todos quantos vivem na zona limítrofe do encontro para acolherem em casa um ou vários peregrinos, durante os quatro dias do encontro ibérico.


“Um caloroso acolhimento conta muito mais do que o conforto”, expressam os organizadores. Os participantes, na sua maioria jovens dos 17 aos 35 anos, “precisam apenas de um pequeno-almoço simples e depois saem de casa para participar, durante todo o dia, no programa do encontro”.

Depois da oração da noite, no pavilhão do Estádio do Dragão, “regressam a casa por volta das 23h. No dia 14 de Fevereiro, os jovens têm tempo para almoçar com os que os acolhem”, indica ainda a organização.


O sítio da Internet do encontro vai disponibilizando informação para quem deseja participar ou conhecer as etapas da organização. Em Agosto, acompanhando um grupo de jovens portuenses, D. Manuel Clemente, bispo do Porto, esteve na comunidade de Taizé, em França, onde pode participou nas orações comunitárias, encontrar-se com os jovens portugueses que estavam na comunidade e falar também com o irmão Alois, Prior da comunidade ecuménica, e com os irmãos de Taizé.


O bispo do Porto considerou que Taizé transporta “muito bem a alegria cristã na sua fonte, pela contemplação, pela oração, pelo acolhimento, pela partilha evangélica”, sendo essa a experiência a viver e a partilhar no encontro ibérico, no Porto. Por sua vez, o Irmão Alois deu conta da afluência de portugueses na comunidade em França. “Há muitos jovens que cresceram com a tradição da Igreja e que, simultaneamente, procuram novas formas de expressão da fé, que sejam actuais num mundo que muda muitíssimo depressa. Essa procura é apaixonante”, referiu, indicando a necessidade de “experiências de Igreja mais amplas, que nos ajudem a assumir um compromisso local, na igreja local, na paróquia”.


Fonte: Agência Ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário