quinta-feira, 15 de julho de 2010

Festival JOTA Paredes de Coura


Arranca dia 23 de Julho, na vila de Paredes de Coura, distrito de Viana do Castelo, a 4ª edição do Festival Jota. Dele se esperam acordes afinados, para a construção de uma renovada dinâmica cristã, principalmente junto dos jovens.

Trata-se de um certame que, desde 2007, convida as pessoas a viverem e a celebrarem a palavra de Deus, através da música.

As expectativas são elevadas, não só por parte dos elementos da organização mas também da parte das pessoas da vila. Para isso muito contribui o facto de, este ano, o festival Jota se realizar em parceria com o festival Paredes de Coura.

O P. Jorge Castela, director artístico do Festival Jota, disse à ECCLESIA que está convicto de que “este festival vai deixar marca, porque vai atrair outros jovens, ligados ao mítico Paredes de Coura”.

No entanto, o sacerdote deixa perceber que, como evento isolado, o Festival Jota cada ano chega mais longe, “havendo mais pessoas a quererem estar envolvidas no projecto”.

O P. José Domingos Meira, do Secretariado Diocesano da Juventude de Viana do Castelo, mostra-se agradado pela evolução do certame. É como se a música cristã saísse das igrejas e assembleias e viesse ao encontro das pessoas – “e a aposta passa por aí”, realça o padre.

Sofia Brito, do mesmo secretariado, reforça esta ideia ao falar da realidade que conhece, na vila de Paredes de Coura. Ali é possível ver esse entusiasmo, tanto nos jovens como nos menos jovens: “Todas as pessoas estão ansiosas por ver o que sai deste festival. Por exemplo, temos cerca de 50 famílias de acolhimento a colaborar connosco, e todos, crianças, jovens e adultos, querem participar e ver os concertos”, acrescenta ainda. Recorde-se que estão também a colaborar com o certame cerca de 100 jovens voluntários.

Difundir a mensagem de Cristo, evangelizar, dar a conhecer às pessoas aquilo que se produz, ao nível da música cristã. São estes os principais objectivos do evento, que de acordo com o P. Jorge Castela, não tem propósitos comerciais a cumprir. “Acho que seria bom, chegávamos a mais pessoas, mas o objectivo não é esse”, reforça.

O festival Jota tem-se esforçado, ao longo destes anos, para apresentar um cartaz o mais variado possível. Este ano não é excepção, de acordo com o director artístico, porque o objectivo não é evidenciar esta ou aquela banda, é “proporcionar um lugar às bandas que vão aparecendo, ajudando-as a crescer”.

Entre 23 e 25 de Julho, Paredes de Coura vai encher-se de acordes cristãos – de acordo com o site oficial do evento, as expectativas apontam para a presença de 2 mil jovens, vindos dos mais diversos pontos do país.


Fonte: Agência Ecclesia

Festival Jota

Sem comentários:

Enviar um comentário