sexta-feira, 5 de março de 2010

Portalegre-Castelo Branco realiza Jornada Diocesana sobre «Família e Vocação Sacerdotal»


«Famílias são um canteiro onde as sementes da vocação se cultivam e desenvolvem»

A diocese de Portalegre-Castelo Branco realiza neste Sábado a 5.ª Jornada da Família. O encontro, que ocorrerá no Auditório da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, debaterá a relação entre a comunidade familiar e a vocação sacerdotal.

“Na nossa diocese estamos a sentir o clero a envelhecer e os candidatos ao sacerdócio não são muitos. Espero que esta iniciativa contribua para alertar as famílias de que este não é um problema apenas dos bispos e dos padres mas de todos os cristãos”, referiu o Pe. Ilídio Mendonça à Agência ECCLESIA.

O assistente do Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar considera que é necessário criar um ambiente propício à germinação do chamamento de Deus: “As famílias são um canteiro onde as sementes da vocação se cultivam e desenvolvem”.

O responsável ainda viveu no tempo em que haver um padre na família era encarado como uma bênção. Hoje, é muitas vezes visto como uma contrariedade.

“Há casos em que os próprios pais e parentes questionam o desejo de seguimento da vida sacerdotal, com o argumento de que ‘não se ganha muito dinheiro nem se tem grande futuro económico’”, assinalou o responsável.

“Conheço situações em que o desejo de ser padre provocou guerras muito fortes dentro da família, matando à nascença essa vocação”, assegurou.

Na análise do Pe. Ilídio Mendonça, “houve uma grande mudança na nossa sociedade, que está muito materialista. Na nossa diocese, e não só, este aspecto tem uma grande importância”.

O encontro, que se enquadra na temática do Ano Sacerdotal, pretende igualmente sublinhar que a comunidade familiar é chamada a ser um espaço de oração “onde a fé é vive nos actos e nas palavras”. “Se nas famílias houver um espírito de Igreja doméstica, o resto virá por acréscimo”, garantiu o assistente

A Jornada, que até ao momento tem 395 inscritos, será presidida pelo bispo diocesano, D. Antonino Dias.

Durante a manhã, o Pe. Nuno Miguel Folgado proferirá uma palestra sobre "Família e Vocação Sacerdotal". Após a intervenção estabelecer-se-á um diálogo entre a assembleia e o conferencista.

Depois do almoço está previsto um momento musical e uma peça de teatro alusiva à vida de São João Maria Vianney.

Seguir-se-á um painel intitulado “Testemunho Vocacional”, que contará com a presença de um casal que tem um filho padre e uma filha religiosa. Estarão também presentes um seminarista e uma Irmã Carmelita que optou pela vida consagrada quando frequentava o ensino superior.

O encontro terminará com a celebração da missa na igreja matriz de Proença-a-Nova.

Fonte: Diocese Portalegre-Castelo-Branco

Sem comentários:

Enviar um comentário