sábado, 6 de fevereiro de 2010

Liturgia de Domingo, 07/02/2010


A liturgia deste domingo leva-nos a reflectir sobre a nossa vocação: somos todos chamados por Deus e d’Ele recebemos uma missão para o mundo.

Na primeira leitura, encontramos a descrição plástica do chamamento de um profeta – Isaías. De uma forma simples e questionadora, apresenta-se o modelo de um homem que é sensível aos apelos de Deus e que tem a coragem de aceitar ser enviado.

No Evangelho, Lucas apresenta um grupo de discípulos que partilharam a barca com Jesus, que acolheram as propostas de Jesus, que souberam reconhecê-l’O como seu “Senhor”, que aceitaram o convite para ser “pescadores de homens” e que deixaram tudo para seguir Jesus… Neste quadro, reconhecemos o caminho que os cristãos são chamados a percorrer.

A segunda leitura propõe-nos reflectir sobre a ressurreição: trata-se de uma realidade que deve dar forma à vida do discípulo e levá-lo a enfrentar sem medo as forças da injustiça e da morte. Com a sua acção libertadora – que continua a acção de Jesus e que renova os homens e o mundo – o discípulo sabe que está a dar testemunho da ressurreição de Cristo.






Nos dois últimos Domingos estivemos com Jesus na sinagoga de Nazaré. Ouvimo-l’O proclamar a Palavra de Deus e apresentar-Se a Si mesmo como o cumprimento dessa Palavra. Vimos que a assembleia rapidamente passou do deslumbramento à ira, como que antecipando os acontecimentos de Jerusalém, que culminaram na Páscoa do Senhor. Hoje, vamos escutar o modo como Jesus chama os primeiros discípulos para a abundância do Seu amor. É gente humilde mas corajosa, que se deixa fascinar por Ele e experimenta n’Ele simultaneamente a proximidade e a distância, a semelhança e a diferença. Pescadores de homens. Também consciente da sua condição humana, esmagado pela incapacidade, Isaías vê Deus manifestar-Selhe em todo o Seu esplendor. Ao convite responde com o seu incondicional “eis-me aqui” – ser apóstolo é colaborar com a graça de Deus no anúncio do Evangelho, como nos lembra S. Paulo.


Fonte: Farol de Luz


A caminho

Sem comentários:

Enviar um comentário