sábado, 31 de outubro de 2009

Sociedade de S. Vicente de Paulo " Conferências Vicentinas - Em Portugal há 150 anos


Toda a gente, ou quase, já ouviu falar da conferências vicentinas ou conferências de São Vicente de Paulo. Quando nasceram, onde estão implantadas e o que fazem, perguntará muita gente.
Como uma chama de grande brilho, A sociedade de S. Vicente de Paulo nasceu a 23 de Abril de 1833, na Igreja de Saint-Etienne, em Paris, pelas mãos de Frederico Ozanam e de seis companheiros, com o objectivo de aliviarem aqueles que sofrem, em espírito de justiça e de caridade e por um compromisso pessoal de todos os que a ela iam aderindo. Este movimento de solidariedade, conhecido mais vulgarmente por Conferências Vicentinas, irradiou por todo o mundo, movimentando milhões de pessoas, em mais de 140 países, de todos os continentes..
Chegou a Portugal a 31 de Outubro de 1859, a Lisboa, à Igreja de São Luis dos Franceses, pelas mão do P. Miel, P. Sena Freitas e Conde de Aljezur. Mais tarde chega ao Funchal (1875) a Braga (1877), e ao Porto (1879). A partir daí, espalhou-se por todas as Dioceses, estando presente, actualmente, em muitas paróquias, onde, no silêncio e com generosidade procuram devolver a esperança aos pobres, amando-os e testemunhando-lhes que eles são particularmente amados por Deus e ajudando-os a valorizarem as suas próprias potencialidades. 
Todos os anos, no último domingo de Outubro, a Sociedade de São Vicente de Paulo celebra o seu dia. E, este ano, em Portugal, é dia de Jubileu: 150 anos a fazer o bem.
Nos tempos que correm, ninguém pode delegar em ninguém o amor aos mais necessitados. Hoje, como sempre, o pobre é uma pessoa que grita por justiça, por amor e por solidariedade, e quem deixar de ouvir este grito está cada vez mais insensível ao próprio Deus. A causa dos pobres não tem prazo, é de todos os dias.
Desconheço a data da 1ª Conferência Vicentina na Diocese de Portalegre e Castelo Branco. Certamente, desde quase os primórdios da sua chegada a Portugal. Está presente e activa em muitas paróquias, desenvolvendo uma acção notável no serviço do próximo. A Assembleia comemorativa desta efeméride será celebrada pelo Conselho Central da nossa Diocese e pelas suas Conferências, no dia 8 de Novembro, em Ponte de Sor, no Centro Paroquial. Nesta paróquia, existe desde 21 de Julho de 1956, uma Conferência Vicentina, cujo patrono é São Francisco de Assis.
Celebrar 150 anos, pode parecer “coisa” em desuso. Falar em Conferências Vicentinas, pode trazer à memória ideias feitas, tais como “caridadezinha”, “não ter mais que fazer” e outras, do mesmo género. Se nos dermos ao trabalho de “ver com olhos de quem quer ver”, descobriremos que muito é feito e há a fazer. 
A este propósito, disse João Paulo II: “Vicentinos, tende bem presente que não sois assistentes sociais, o vosso trabalho é aquele que os homens não querem fazer, dar amor a quem dele precise, dar carinho ^às crianças e aos idosos, ser sal da terra, anunciar a Boa Nova e promover os carenciados no vosso meio. Não esqueçais que, neste princípio de século e milénio, as duas grandes carências que mais atormentam a humanidade são a solidão e a falta de cultura, são elas a mãe de todas as desgraças de que o homem de hoje mais sofre”.
Frederico Ozanam “queria abraçar o mundo numa rede de caridade”. Hoje, o desafio continua: é preciso sangue novo (foram jovens universitários, os fundadores), são necessários mais braços e mais boas vontades para continuar “ o incêndio da caridade” e dar resposta urgente aos velhos e novos desafios que vão surgindo. 

P. Agostinho Sousa
Fonte: Diocese de Portalegre-Castelo Branco

Sem comentários:

Enviar um comentário