quinta-feira, 2 de julho de 2009

381 voluntários partem este Verão


Em 2009 serão 381 voluntários a partir em projectos de missão. Este número, avançado pela Fundação Evangelização e Culturas (FEC) aumenta em 35% o número das partidas para o estrangeiro, relativamente ao ano passado.

Um comunicado enviado à Agência ECCLESIA manifesta que "este gesto de doação gratuita e voluntária tem permitido fortalecer o trabalho que muitos missionários desenvolvem no terreno, desde há vários anos, sendo um forte contributo na ajuda ao desenvolvimento de comunidades locais". Os projectos de voluntariado missionário desenvolvem-se, principalmente, em Países de Língua Oficial Portuguesa.

Em Portugal, existem cerca de 50 entidades que enviam voluntários em missão. Destas entidades fazem parte Grupos de Acção Social, ligados a Universidades, ONGD, IPSS, Associações, Institutos/Congregações Religiosas, Paróquias e Dioceses.

A maioria dos voluntários que parte em 2009, na maioria mulheres, tem entre 16 e 25 anos (241, o que corresponde a 63%). De notar que, apesar de ir diminuindo a percentagem, as faixas etárias mais altas também se envolvem nas dinâmicas missionárias.

João Paulo II lançou o apelo "Portugal, convoco-te para a Missão" quando visitou o nosso país em 1998. Nestas duas últimas décadas, Portugal correspondeu com 3447 respostas positivas no que concerne ao voluntariado em missão Ad Gentes, sendo que, destas, 2070 aconteceram nos últimos 7 anos.

Fonte: Agência Ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário