domingo, 14 de junho de 2009

ANO SACERDOTAL - CONVITE À DIOCESE DE PORTALEGRE-CASTELO BRANCO



Caros Diocesanos,

Bento XVI decidiu proclamar um especial Ano Sacerdotal por ocasião do 150º aniversário da morte de Santo Cura d’Ars, João Maria Vianney, que foi modelo de Pastor inteiramente dedicado ao Serviço do Povo de Deus.
“Fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote” – é o tema. 
Sua Santidade quer dizer aos sacerdotes, a todos os cristãos e a toda a comunidade humana que se orgulha dos seus sacerdotes, os admira e que também reconhece o seu trabalho ao serviço da Evangelização e a sua presença generosa no meio do povo a quem servem. 
Como Bispo da Diocese de Portalegre-Castelo Branco e em fidelidade ao pedido do Santo Padre reiterado pela Congregação para o Clero, convido cada sacerdote, cada comunidade, cada família e cada diocesano a viver com alegria e empenhamento este Ano Sacerdotal. 
Acredito que, se vai ser “um período de intenso aprofundamento da identidade sacerdotal, da teologia do sacerdócio católico e do sentido extraordinário da vocação e da missão dos sacerdotes na Igreja e na sociedade”, não deixará de ser também um momento privilegiado para fomentar a cultura vocacional e fazer com que cada baptizado, enquanto consagrado a Cristo e ungido no Espírito Santo, descubra e aprofunde cada vez mais a riqueza e a dimensão do seu sacerdócio baptismal, o reconheça e exerça com alegria e empenhamento “para glória de Deus e salvação dos homens”. 
Assumindo este Ano Sacerdotal dentro deste espírito, estaremos em comunhão com toda a Igreja e com a programação pastoral diocesana que, a par dos primeiros passos de preparação para o Sínodo, optou também pelo aprofundamento do sacerdócio baptismal.


Portalegre, 8 de Junho de 2009
 

+Antonino Eugénio Fernandes Dias
Bispo de Portalegre-Castelo Branco

Diocese de Portalegre-Castelo Branco

Sem comentários:

Enviar um comentário